Pesquisar No Site
CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável”

CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável”
A quarta-feira (6) foi de diversão para os alunos da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, vencedores do primeiro mês da Gincana “Escola+Sustentável”.
Como prêmio a empresa Vital Reciclagem, parceira da Secretaria de Educação no projeto, montou vários brinquedos no pátio para alegria da criançada. Também teve lanche especial com direito a cachorro quente, pipoca e algodão doce.
A competição que teve início no Dia Mundial da Água (22 de março) e visa o uso racional de água e energia elétrica e o descarte adequado de óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo).

6 mil litros de óleo de cozinha coletados pelo CIEFI do Massaguaçu (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Nos meses de abril e maio, as unidades escolares economizam R$ 28 mil em contas de água e luz e coletaram mais de 6 mil litros de óleo de cozinha.
As seis primeiras escolas que mais pontuaram foram: a EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, bairro Massaguaçu, está em 1º lugar, com 131pontos; seguida pela EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, Martim de Sá, com 126; EMEI/EMEF Masako Sone (Pegorelli) com 122; EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto) com 116; EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro (no Massaguaçu), com 115; e EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão), com 99 pontos.
A professora Telma Guadagnini França, da equipe do Setor de Projetos da Secretaria de Educação, comparou os valores das contas de água e luz de cada unidade escolar no mês de abril e maio do ano passado com as desse ano, para chegar a essa pontuação, além de somar o montante do óleo arrecadado.
A diretora Rosangela Oliveira Andrade, a vice-diretora, Raquel dos Reis, e as coordenadoras pedagógicas, Marjory da Silva Alexandre e Fabíola Germano de Paula, comemoraram o resultado. Segundo elas, os alunos foram mobilizados com palestras sobre as consequências danosas do óleo no meio ambiente e a importância da economia de água e luz.

CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável” (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
“Além das dependências da escola, temos uma quadra de esportes que funciona também à noite com atividades para a comunidade e o CRAS Massaguaçu. Ou seja, contamos com o apoio da Fundacc, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Esportes para economizarmos em todos os espaços utilizados na nossa escola”, afirmou a vice-diretora.
Já para Marjory, o envolvimento dos pais e do comércio do entorno foi fundamental. Vamos continuar nesse ritmo até outubro, quando acaba a gincana”, acrescentou.
A disputa e a conscientização ambiental continuam e a meta é reduzir o consumo de água e luz em pelo menos 10% até outubro, quando termina a gincana, além de recolher o maior número de óleo usado.
A empresa Vital Reciclagem é a responsável pelo recolhimento o óleo de cozinha e cada litro corresponde a R$ 0,50, assim cada escola acumula uma caixinha para comprar materiais esportivos ou brinquedos. O prêmio final será uma grande festa na escola vencedora.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização