Pesquisar No Site
CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável”
CIEFI do Massaguaçu é destaque na Gincana “Escola+Sustentável”
A quarta-feira (6) foi de diversão para os alunos da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, vencedores do primeiro mês da Gincana “Escola+Sustentável”.
Como prêmio a empresa Vital Reciclagem, parceira da Secretaria de Educação no projeto, montou vários brinquedos no pátio para alegria da criançada. Também teve lanche especial com direito a cachorro quente, pipoca e algodão doce.
A competição que teve início no Dia Mundial da Água (22 de março) e visa o uso racional de água e energia elétrica e o descarte adequado de óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo).
Nos meses de abril e maio, as unidades escolares economizam R$ 28 mil em contas de água e luz e coletaram mais de 6 mil litros de óleo de cozinha.
As seis primeiras escolas que mais pontuaram foram: a EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, bairro Massaguaçu, está em 1º lugar, com 131pontos; seguida pela EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, Martim de Sá, com 126; EMEI/EMEF Masako Sone (Pegorelli) com 122; EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto) com 116; EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro (no Massaguaçu), com 115; e EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão), com 99 pontos.
A professora Telma Guadagnini França, da equipe do Setor de Projetos da Secretaria de Educação, comparou os valores das contas de água e luz de cada unidade escolar no mês de abril e maio do ano passado com as desse ano, para chegar a essa pontuação, além de somar o montante do óleo arrecadado.
A diretora Rosangela Oliveira Andrade, a vice-diretora, Raquel dos Reis, e as coordenadoras pedagógicas, Marjory da Silva Alexandre e Fabíola Germano de Paula, comemoraram o resultado. Segundo elas, os alunos foram mobilizados com palestras sobre as consequências danosas do óleo no meio ambiente e a importância da economia de água e luz.
“Além das dependências da escola, temos uma quadra de esportes que funciona também à noite com atividades para a comunidade e o CRAS Massaguaçu. Ou seja, contamos com o apoio da Fundacc, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Esportes para economizarmos em todos os espaços utilizados na nossa escola”, afirmou a vice-diretora.
Já para Marjory, o envolvimento dos pais e do comércio do entorno foi fundamental. Vamos continuar nesse ritmo até outubro, quando acaba a gincana”, acrescentou.
A disputa e a conscientização ambiental continuam e a meta é reduzir o consumo de água e luz em pelo menos 10% até outubro, quando termina a gincana, além de recolher o maior número de óleo usado.
A empresa Vital Reciclagem é a responsável pelo recolhimento o óleo de cozinha e cada litro corresponde a R$ 0,50, assim cada escola acumula uma caixinha para comprar materiais esportivos ou brinquedos. O prêmio final será uma grande festa na escola vencedora.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba toma providências contra perturbação do sossego
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, adotou uma fiscalização mais intensa sobre os locais onde ocorre mais perturbação do sossego na cidade. No último final de semana, foram atendidas 22 denúncias de perturbação que resultaram em multas. Dois locais foram autuados no valor de 416 VRMS,
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim
Caraguatatuba conclui última Avaliação de Densidade Larvária e reduz índice em comparação ao ano passado
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Foram vistoriados cerca de 3 mil imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 2.9%, considerado situação de alerta para o risco de infestação
Broca FC e Eduardo Stadium disputa o título de Campeões 2024 no Campeonato de Futsal da Série Prata hoje
A Quadra do Morro do Algodão será palco da disputa final das séries Prata e Ouro. Hoje (01/11) os times Broca FC e Eduardo Stadium vão disputar a Final do Campeonato de Futsal da série Prata às 20h. Já no próximo final de semana, dia 8, também em uma sexta-feira,
Fiscalização da Prefeitura e Polícia Ambiental resulta em multa por desmatamento irregular
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Polícia Militar Ambiental desencadearam nesta terça-feira (12) uma ação que resultou em dano ao patrimônio público no bairro Porto Novo. O caso foi descoberto após um monitoramento feito pela Secretaria de Urbanismo, ao notarem que o desmatamento ultrapassou áreas licenciadas, causando danos em uma