Pesquisar No Site
Sepedi promove discussão sobre violência contra a pessoa idosa
Sepedi promove discussão sobre violência contra a pessoa idosa
Profissionais da área de saúde, representantes do Conselho Municipal do Idoso e da sociedade civil se reuniram na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso para conversarem sobre a violência contra o idoso e o papel das instituições para combatê-la.
A psicóloga Jaquelina Teixeira da Silva explicou que são várias as formas de agressão contra esse segmento: maus-tratos físicos e psicológicos, coação, exploração econômica, negligência e restrição de liberdade.
“De acordo com o Disque 100 (serviço gratuito de denúncias por telefone da secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República), filhos e netos são os principais agressores de idosos. Principalmente porque estes dependem financeiramente dos mais velhos e sua aposentadoria, infelizmente”, ressaltou Jaquelina.
Já a procuradora do município, Maíra Veneziani da Silva Cabral, abordou o Estatuto do Idoso, Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho) foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.
Veja Também Recentes
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Caraguatatuba conclui última Avaliação de Densidade Larvária e reduz índice em comparação ao ano passado
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Foram vistoriados cerca de 3 mil imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 2.9%, considerado situação de alerta para o risco de infestação
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%
Campeonato Amador da 1ª e 2ª Divisões de Caraguá definem finalistas
Quatro times vão disputar a final do Campeonato de Futebol Amador pela 1ª e 2ª divisão nas próximas semanas, a partir das 11h, no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Valendo a taça, os times EC Travessão e AA Corinthians disputarão pela 2º divisão no próximo domingo (24/11).