Pesquisar No Site
Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho
Uma comitiva formada por secretários e vereadores de Caraguatatuba visitaram esta semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) Monteiro Lobato, com objetivo de alinhar as dinâmicas de trabalho e comunicação entre os órgãos.
A comitiva foi recebida pelo gerente da unidade, Alisson Cardoso, que apresentou os trabalhos de operação desenvolvidos internamente, além do programa que integra o poder público e a comunidade do entorno.
A UTGCA ocupa uma área de 1 milhão de m² e tem capacidade pra processar diariamente até 20 milhões de m³ de gás natural, oriundos de várias plataformas interligadas à Plataforma de Mexilhão (PMXL -1), que chegam a unidade por meio do Gasoduto de Mexilhão (Gasmex).

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
De acordo com Cardoso, a UTGCA opera no município desde março de 2011 e hoje conta com cerca de 800 trabalhadores. Destes, 40% são servidores de carreira da Petrobras.
A unidade, segundo ele, se tornou essencial para viabilizar a produção de petróleo e gás natural no pré-sal da Bacia de Santos, o que a coloca como base estratégica para o país, contribuindo para a oferta de gás ao mercado brasileiro.
A Unidade de Tratamento completou cinco anos de produção em 2016, com uma marca de 18,51 bilhões de m³ de gás natural processado, 10,60 milhões de barril de óleo equivalente (boe) de C5+, e 4,93 de boe de GLP. Este volume de GLP representa cerca de 32 milhões de botijões de gás de 13Kg ( gás de cozinha), conforme explicou o gerente da unidade.
Além dos trabalhos de produção e armazenamentos, a UTGCA desenvolve também programas junto a comunidade. Entre eles, o APELL, que prepara a comunidade para situações de emergências; o programa de Educação Ambiental que promove oficinas de fortalecimento social, metida mitigadora estabelecida pelo IBAMA, e o programa de Comunicação Social, que promove diálogos abertos com a comunidade, também exigido pelo IBAMA, para o licenciamento ambiental do empreendimento.
De acordo com a comitiva que representou o prefeito Aguilar Junior, a visita técnica servirá como base para a elaboração de um canal de comunicação entre a Petrobras e a Prefeitura.
Para eles, o objetivo é manter a comunidade informada sobre o empreendimento, bem como desenvolver ações que se revertam em benefícios para a população e para o município de Caraguatatuba.
A comitiva foi formada pelo vice-prefeito e secretário de Transito, Segurança e Defesa Civil, Capitão Campos Junior, pelo secretário de Obras, Leandro Borella, de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, e de Administração Ricardo Romera, Pela Câmara Municipal participaram o presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar, e o vereador João Silva de Paula Ferreira, o De Paula.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h. As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto