Pesquisar No Site
Projeto ‘Tarde das Artes’ anima Lar de Idosos Vila Vicentina, em Caraguatatuba
Projeto ‘Tarde das Artes’ anima Lar de Idosos Vila Vicentina, em Caraguatatuba
Nesta segunda (5) a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realizou a primeira ‘Tarde das Artes’ com os idosos da Vila Vicentina. Segundo a coordenadora de artes plásticas, Glaúcia Fernandes, o objetivo do projeto é levar entretenimento, diversão, alegria e alívio para os idosos.
“Todos os projetos que temos aqui são com o objetivo de motivá-los na parte de desenvolver suas habilidades. Isso vai facilitar o contato com os outros e diante à criatividade, ocupar a ociosidade” diz Claudio Altair, assistente social responsável pelo Lar.
Ele completa dizendo que quanto mais projetos forem realizados no lar, mais os idosos podem desenvolver as habilidades motoras e intelectuais e melhorar a qualidade de vida.
Uma das dificuldades do Lar é a convivência, como explica o assistente social. “O ambiente é coletivo, tem regras e muitos vêm de lugares onde tinham o seu próprio espaço. Mas aqui eles têm que aprender a viver o coletivo”. Ele ainda destaca que os projetos sociais ajudam na socialização dos idosos e melhoram a convivência dentro do abrigo.
O projeto foi recebido de braços abertos pelos idosos que puderam se distrair, usar a criatividade, como diz Seu Geraldo Pasqual, 66 anos, mais conhecido como Patola, que quase não enxerga. “É bom porque a gente fica sentadinho e só mexe com as mãos pra fazer a massinha. Eu já fiz um cachorrinho, um tatuzinho”. Ele ainda fala que espera uma nova visita da professora, enquanto relembra a sua vida no sítio.
Já Dona Edite, 74 anos, foi uma das alunas mais aplicadas. Recém-chegada ao abrigo, ela produziu várias peças em formatos de flores e borboletas, sempre atenta em deixar tudo conforme a professora ensinou.
Por outro lado Seu Joaquim Ramos, 74 anos, mostrava que havia aprendido o que a cuidadora ensinou, evitando apenas usar a mão esquerda, pois não queria sujar os anéis que utilizava.
A atividade ocorreu no pátio do Lar e, segundo Claudio Altair, foi uma surpresa a adesão dos internos. “Estão quase todos aqui, isso significa que eles gostaram”. Ele explica que muitas vezes os idosos oferecem resistência em participar dos projetos e chegam a ficar dentro dos quartos.
A professora de cerâmica Marcia D’Amico, que aplicou a oficina, completa dizendo que foi um grande aprendizado. “É uma oportunidade de fazer algo bom para alguém”.
A ‘Tarde das Artes’ será realizada também nos dias 23 e 26 deste mês, com aulas de cerâmica e pintura em tela.
Veja Também Recentes
Recadastramento para transporte universitário começa nesta segunda (2)
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, no período de 2 a 6 de dezembro, por meio do
Sambista carioca tem sessão cineclubista em Caraguatatuba nesta sexta
No dia 20 de dezembro, sexta, às 18h, o Espaço Cultural Casa da Democracia recebe a sessão “Mês do Samba”, do Cineclube Pyatá, projeto contemplado pela LPG municipal. A classificação é de 12 anos e a entrada é gratuita. Os filmes exibidos serão “Eterno Filme”, de Luiz Claudio Lima, que
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entra em recesso a partir do dia 23
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em atividade somente até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A partir do dia 23, a instituição encerra suas atividades e entra em recesso. A reabertura, em 2025, está programada para o dia 2 de janeiro (quinta-feira). A instituição desenvolve ações que
Prefeitura de Caraguatatuba divulga Calendário Oficial de 2025 e compensações de jornada de trabalho
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Calendário Oficial de 2025 (Calendário Municipal) na Edição 1.477 (pág. 63) do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20/12). Instituído pelo Decreto nº 2/2004, o calendário disciplina o horário de funcionamento das repartições públicas municipais e regulamenta a compensação de
Ciapi promove palestra sobre conscientização do câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul
Os frequentadores do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi) assistiram à palestra “Homem também precisa se cuidar”, dentro das atividades da campanha mundial Novembro Azul, voltada à conscientização sobre o câncer de próstata. O evento foi conduzido pelo médico urologista, Paulo Sérgio Abreu, que