Pesquisar No Site
Palestras sobre Educação Inclusiva reúnem alunos e profissionais do Litoral Norte no IFSP

Palestras sobre Educação Inclusiva reúnem alunos e profissionais do Litoral Norte no IFSP
A coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Juliane Ribeiro de Almeida, encerrou o ciclo de palestras do curso de Educação Especial Inclusiva na Educação Básica.
As conferências foram promovidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Caraguatatuba) sob a coordenação da professora Ticiana Couto Roquejani voltada para professores, alunos e profissionais de áreas diversas dos municípios do Litoral Norte, que se interessam pelo tema.
A psicopedagoga abordou a estrutura da educação inclusiva em Caraguatatuba, desde o atendimento à orientação pedagógica.
Caraguá tem atualmente matriculados nas sala de recursos das escolas municipais 333 alunos com deficiência e 401 alunos com necessidades educacionais especiais nos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries Sul, Centro e Norte), sendo 130 atendimentos no Cries do bairro Casa Branca, 137 no Centro do Perequê-Mirim e outras 134 na unidade do Tinga.

Palestras sobre Educação Inclusiva reúnem alunos e profissionais do Litoral Norte no IFSP (Fotos: Luís Gava/PMC)
“Contamos com uma equipe de oito psicólogos, três assistentes sociais, cinco fonoaudiólogas e seis terapeutas, dois professores bilíngues (Libras/Português) e 23 professoras para as salas de recursos. Os alunos são avaliados nos CRIES e encaminhados para atendimento educacional especial e nos CRIES, de acordo com a necessidade detectada. As crianças com necessidades educacionais possuem um Plano de Ensino Personalizado – PEP, visando o desenvolvimento de suas habilidades, potencialidades e a superação das dificuldades apresentadas”, contou Juliane.
A professora de Matemática Yara Cristina da Silva, 26 anos, disse que gostou muito do curso oferecido pelo IFSP e que se surpreendeu com os recursos oferecidos pelo município. “Foi importante conhecer um pouco mais sobre inclusão nas escolas e o que é oferecido pela Prefeitura de Caraguatatuba, que deveria também ser disponibilizado na rede estadual”, ressaltou.
O último dia de formação também contou com a explanação da professora de Atendimento Educacional Especializado do município de São Sebastião, Rosângela Pereira. Declaração de Salamanca cujo conteúdo descreve os “Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas” e “a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)”.
“Os governos têm que se organizar para desenvolverem políticas públicas para acolhimento e valorização das diferenças. A educação é um direito de todos e nós queremos que a inclusão seja um sucesso”, afirmou.
Veja Também Recentes

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das