Pesquisar No Site
Palestras sobre Educação Inclusiva reúnem alunos e profissionais do Litoral Norte no IFSP
Palestras sobre Educação Inclusiva reúnem alunos e profissionais do Litoral Norte no IFSP
A coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Juliane Ribeiro de Almeida, encerrou o ciclo de palestras do curso de Educação Especial Inclusiva na Educação Básica.
As conferências foram promovidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Caraguatatuba) sob a coordenação da professora Ticiana Couto Roquejani voltada para professores, alunos e profissionais de áreas diversas dos municípios do Litoral Norte, que se interessam pelo tema.
A psicopedagoga abordou a estrutura da educação inclusiva em Caraguatatuba, desde o atendimento à orientação pedagógica.
Caraguá tem atualmente matriculados nas sala de recursos das escolas municipais 333 alunos com deficiência e 401 alunos com necessidades educacionais especiais nos Centros de Referência para Inclusão Escolar e Social (Cries Sul, Centro e Norte), sendo 130 atendimentos no Cries do bairro Casa Branca, 137 no Centro do Perequê-Mirim e outras 134 na unidade do Tinga.
“Contamos com uma equipe de oito psicólogos, três assistentes sociais, cinco fonoaudiólogas e seis terapeutas, dois professores bilíngues (Libras/Português) e 23 professoras para as salas de recursos. Os alunos são avaliados nos CRIES e encaminhados para atendimento educacional especial e nos CRIES, de acordo com a necessidade detectada. As crianças com necessidades educacionais possuem um Plano de Ensino Personalizado – PEP, visando o desenvolvimento de suas habilidades, potencialidades e a superação das dificuldades apresentadas”, contou Juliane.
A professora de Matemática Yara Cristina da Silva, 26 anos, disse que gostou muito do curso oferecido pelo IFSP e que se surpreendeu com os recursos oferecidos pelo município. “Foi importante conhecer um pouco mais sobre inclusão nas escolas e o que é oferecido pela Prefeitura de Caraguatatuba, que deveria também ser disponibilizado na rede estadual”, ressaltou.
O último dia de formação também contou com a explanação da professora de Atendimento Educacional Especializado do município de São Sebastião, Rosângela Pereira. Declaração de Salamanca cujo conteúdo descreve os “Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas” e “a “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008)”.
“Os governos têm que se organizar para desenvolverem políticas públicas para acolhimento e valorização das diferenças. A educação é um direito de todos e nós queremos que a inclusão seja um sucesso”, afirmou.
Veja Também Recentes
Eleição para diretores escolares da rede municipal de Caraguá é na segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação e a Comissão de Acompanhamento do Processo de Escolha de Diretor da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba ressaltam que a eleição para diretor das escolas municipais será na próxima segunda-feira (9). A votação ocorre das 18h30 às 20h30, em cada uma das 60 unidades
Final de semana tem jogos do Máster 40 anos e final do Campeonato de Futebol Amador da 1° divisão
Final de semana é recheado de partidas para os amantes de futebol amador. Iniciando sábado (30) com quatro partidas do Campeonato de Futebol Máster 40 anos, realizadas em campos diferentes. No campo do CEMUG, as partidas do começam às 15h, com o time Esportinga contra o EC 1º de Maio.
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva em Caraguatatuba
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria com fortes pancadas de chuva, seguidas de raios e ventos, entre segunda (2) e terça-feira (3). Entre quarta e sexta-feira, mesmo com a frente fria já afastada, ela ainda influencia, pois o calor,
Alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca visitam sede da TV Vanguarda em São José dos Campos
O Projeto Jovem Repórter, desenvolvido junto aos alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, rendeu uma visita ao estúdio do Link Vanguarda na sede da emissora de televisão, em São José dos Campos, na quinta-feira (28). A idealizadora do projeto foi a professora Lilian
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza a reconstrução da ponte do bairro Verde Mar
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos (Sesep), finalizou esta semana a obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas e foi necessária a reconstrução de uma