Pesquisar No Site
Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba
Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba
Com a presença de mais de 100 pessoas, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta terça-feira (6), a primeira audiência pública para o processo de implantação da coleta seletiva no município.
Durante o encontro foi apresentando o panorama atual dos resíduos sólidos gerados no município, que passam das quatro toneladas por mês, além da proposta para o cenário da coleta em um horizonte de planejamento para 20 anos, bem como sugestões de programas (capacitação técnica e educação ambiental) e adequação na legislação municipal.
No levantamento feito pela empresa Felco Faleiros Projetos e Consultoria em Engenharia Ltda, responsável pelo diagnóstico da cidade, estima-se que o município produza mais de 900 quilos de materiais reciclados por mês, sendo que nos meses da alta temporada esse volume chegue a 1,4 toneladas.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, ressalta que com a implantação do programa de coleta seletiva, os gastos com a coleta dos resíduos sólidos do município diminui drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo.
Além disso, segundo ele, a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reutilizados.
“Sem contar com a geração de renda e emprego e, principalmente com o fomento social, uma vez que todo material reciclado coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar somente a triagem, aumentando o poder trabalho”, destacou.
Giorgeti esclarece que a participação da comunidade nas audiências é fundamental para a elaboração do projeto. “Todos os questionamentos e sugestão feitas pelos participantes, serão analisadas e inserida dentro do processo. A audiência é a oportunidade do cidadão se manifestar e garantir os seus direitos”, afirmou o secretário.
O projeto do plano de coleta seletiva está disponível no site da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br e pode ser analisada por qualquer pessoa.
Uma segunda audiência será realizada para concluir esta etapa com a participação da população. A previsão é que ela aconteça no final de agosto ou início de setembro.
Veja Também Recentes
O 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte, realizado pelo Módulo, é neste final de semana
O Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo no próximo final de semana (09 e 10/11), das 8h às 18h. Nesta primeira edição a entrada do
Final de semana tem final de Futebol Amador da 2º Divisão e jogos do Máster 40 anos
Neste sábado (23), os jogos do Futebol Máster 40 anos dominam à tarde. O A.E Grêmio/Cirrose jogará contra o C.A Fortaleza às 15h. Em seguida, o Sindicato/Brasilia disputará com AF Santa Cruz ás 17h. No domingo (23) o campeonato de Futebol Amador da 2º Divisão chega a final. O time
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão de área pública no bairro Golfinhos
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (21), a demolição de um muro que estava sendo construído irregularmente em área pública, na Rua Pedro Reginaldo da Costa, no bairro Balneário dos Golfinhos, região centro/Sul da cidade. A ação só foi possível devido o constante monitoramento realizado pela equipe de fiscalização
Prefeitura de Caraguatatuba inicia Plano Preventivo da Defesa Civil em 1º de dezembro
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início no dia 1º de dezembro (domingo) e segue até o dia 31 de março de 2025, com o Decreto Municipal nº 2.059, assinado pelo prefeito Aguilar Junior e publicado na edição_1452 do Diário Oficial do Município Em geral, ele ocorre neste
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre