Pesquisar No Site
Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli e determina prazo para entrega de documentos

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli e determina prazo para entrega de documentos

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli (Foto: Vera Mariano/PMC)
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Marcel Giorgeti, realizou na manhã desta sexta-feira (19), vistoria nos Depósitos de Materiais Excedentes (DME), e nos caminhos de serviços das obras do Contorno Sul, no bairro do Pegoreli.
A determinação partiu do prefeito Aguilar Junior, que no começo da semana esteve no bairro e ouviu várias reclamações da população, em relação a Dersa e a construtora Queiroz Galvão, responsável pelo empreendimento.
No bairro estão instalados vários DMEs, que são áreas de apoio onde são despejados os materiais excedentes das detonações realizadas para abertura dos emboques e túneis, formados por rocha, pedra, pedregulho, além de terra, materiais resistentes que impermeabilizam o solo, dificultando a drenagem das águas pluviais, o que contribui para os alagamentos.

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli (Foto: Vera Mariano/PMC)
Outro ponto inspecionado pelo secretário e pela diretora de Meio Ambiente e Saneamento, Tatiana Soares, foram os caminhos de serviços, que são as vias por onde trafegam os caminhões que transportam o material para os depósitos.
De acordo com eles, várias inconformidades foram constatadas, sendo que as que necessitam de uma ação imediata são: o sistema de drenagem no entorno dos DMEs, que impactam diretamente as residências e, a melhoria nas vias de acesso, prejudicadas devido ao tráfego de caminhões que circulam pelo local.
Desta forma, ainda de acordo com o secretário, foi solicitado a Dersa, a manutenção efetiva do sistema de drenagem provisório em todos os DMEs.
Em relação aos caminhos de serviços, a Prefeitura solicitou um rotograma atualizado, de todas as vias utilizadas pelos veículos que prestam serviços à obra.

Prefeitura vistoria obra da Dersa no Pegoreli (Foto: Vera Mariano/PMC)
A empresa tem até a próxima quarta-feira (24), para entregar toda a documentação na secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP). Caso isso não ocorra, conforme o secretário, o empreendimento poderá sofrer sanções, como por exemplo, a suspensão da autorização de tráfego de veículos pesados pelos logradouros públicos, além de interdição dos depósitos de material excedentes.
Giorgeti esclarece que a intenção da Prefeitura não é criar dificuldades para a obra. Contudo, há de se pensar na comunidade atendendo as suas demandas, bem como protegendo os seus direitos.
“Somos parceiros e sabemos da importância deste empreendimento não somente para Caraguatatuba, mas principalmente para todo o Estado. Contudo, sem trocadilhos, os benefícios têm de ter via de mão dupla”, concluiu o secretário de Meio Ambiente.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade elabora regimento interno
Caraguatatuba se prepara para realizar sua 1ª Conferência Municipal da Cidade, etapa local que integra a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Como parte desse processo, o governo municipal promoveu, na terça-feira (25) a primeira reunião oficial da Comissão Organizadora, na sede da Secretaria de Educação. O encontro teve

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Caraguatatuba promove celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data foi escolhida para representar a trissomia do 21, ou seja, a triplicação do cromossomo 21 que causa a síndrome. A data é oficialmente observada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e tem