Pesquisar No Site
Emoção marca apresentação de teatro e canto de detentos do CDP durante formatura

Emoção marca apresentação de teatro e canto de detentos do CDP durante formatura
Beca e chinelo, orgulho e emoção. Esses foram os ingredientes que marcaram a formatura de 30 presos do Centro de Detenção Provisória Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira (CDP), de Caraguatatuba, na manhã desta quinta-feira (25), no Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET), dentro da 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade.
Os detentos receberam o diploma após fazerem apresentação especial de teatro e canto e coral para os parentes presentes. Eles foram orientados por professores e coordenadores da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
O evento contou com a presença de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), Prefeitura de Caraguatatuba, Pastoral Carcerária e Igreja Universal, entre outros.

Emoção marca apresentação de teatro e canto de detentos do CDP durante formatura (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
Lucas Silveira tem 22 anos e está preso a dois anos e três meses. Ele fez questão de participar do coral e do teatro, sempre com o violão na mão. “Aprendi a tocar aos 11 anos, de ouvido. A escola serve para a gente ocupar a mente e mostrar o que temos de melhor”, disse o rapaz que tem 30 louvores escritos e sonha e gravar um CD evangélico. “Já tenho propostas e vou em busca deste sonho que me foi revelado”.
O jovem é de Bauru, no interior paulista, e conta que foi preso em Ubatuba quando estava em uma excursão. “Era usuário e a polícia me pegou com maconha e pinos de cocaína. Hoje penso na minha vida, na minha família, no que perdi e no que posso ser quando sair daqui”.
Com lágrimas nos olhos, Simone de Morais, 43 anos, chora ao ver o filho Felipe Wagner, 25 anos, de beca e com um diploma na mão. “A última vez foi quando ele tinha seis anos, na formatura do pré”, relata e acrescenta que foi uma emoção vê-lo no teatro e com novas perspectivas de vida.
As mudanças são confirmadas pelo jovem que foi preso em janeiro de 2016, em Caraguá, também por drogas, e só quer voltar para os braços de sua família, de seu filho que hoje tem seis anos. “Essa oportunidade de voltar aos estudos é um recomeço espiritual e carnal, estar no palco serve para reflexão diz o jovem que foi condenado há cinco anos, mas tem sonha em sair em maio de 2018 com redução da pena.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da parceria com o CDP e adianta que vem mais por aí. “Vamos trazer mais atividades para culturais para essa população que precisa de assistência e carinho”.
Quem também sonha com essa parceria é o diretor da Unidade Prisional, Renato Benetti, até côo forma de ajudar na redução da pena dos detentos que trabalham e estudam.
Veja Também Recentes

Agentes da Guarda Civil de Caraguatatuba atendem ocorrência de violência doméstica
Durante patrulhamento pela região central na noite do último domingo (23), os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, com o auxílio do Centro de Operações Inteligentes (COI), observaram ocorrência de violência doméstica. Ao chegarem ao local, a equipe foi informada de que o indivíduo encontrava-se divorciado da esposa e

Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (20), vistoria de intervenções irregulares na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa, onde existem algumas construções de residências em local proibido. A

Governo Municipal de Caraguatatuba executa serviço de desobstrução de vala de drenagem no Jetuba
O governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, fez neste sábado (15/2) a limpeza da vala de drenagem localizada ao lado do Residencial Jetuba, na região Norte. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos utilizou uma escavadeira para remover a vegetação e objetos descartados irregularmente que

Jogos remarcados do Campeonato Municipal de Beach Soccer têm datas definidas
O Governo Municipal de Caraguatatuba divulgou as novas datas dos jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer, que foram suspensos devido às fortes chuvas nos dias 29 de janeiro e 13 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, as partidas serão realizadas no campo de Beach

CaraguaPrev promove recadastramento anual obrigatório dos inativos aniversariantes de março
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês presencialmente até dia 31 de março (segunda-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O instituto é