Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Publicado em: 25/05/2017
05_25 Balanço da Defesa Civil 1
Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Balanço divulgado pela Defesa Civil de Caraguatatuba aponta que de janeiro a maio deste ano foram atendidos mais de 200 casos de emergência.

As ocorrências se referem a escorregamento de terras, queda de árvores, destelhamentos em casas e prédios, inundações e até ataque de enxame de abelhas.

Os dois períodos mais críticos para a Defesa Civil foram em 15 de março, quando chuvas intensas provocaram escorregamentos de terra e inundações em diversas áreas e em 14 de maio, dia em que uma tempestade de vento destelhou inúmeras casas e derrubou dezenas de árvores.

Segundo Fabiane Franciele Maurício, membro da Defesa Civil há quatro anos, os pedidos são encaminhados por ordem de chegada e atendidos pelo critério de urgência.

“São cerca de 100 telefonemas por dia. Por isso, por telefone, procuramos obter informações que nos ajudem a discernir as ocorrências. Tirar as pessoas de situações de risco é sempre o nosso foco prioritário”, explicou.

Fabiana destaca que 90% dessas ligações não são emergenciais ou não estão relacionadas à Defesa Civil.

Ainda de acordo com ela, no caso de poda de árvores dentro de propriedades particulares, que não acarretam – Perigo de Risco Iminente (PQI) –  por exemplo, o munícipe deve abrir um processo na prefeitura, que passará por avaliação da Secretaria do Meio Ambiente. “Mas é o próprio morador quem vai fazer o trabalho caso obtenha a autorização”, ressaltou.

Remoção

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências (Fotos: Luis Gava/PMC)

Para o também membro da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, em momentos críticos, quando o risco de escorregamento sobre casas é iminente, a Defesa Civil retira os moradores e determina a demolição imediata do imóvel. “Nesses casos, trabalhamos em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Serviços Públicos”.

Segundo Medeiros, no cotidiano da Defesa Civil, nem tudo é emergência. “Diariamente chegam entre cinco e seis processos no setor. Os mais comuns dizem respeito a vistorias em árvores para poda, emissão de laudos determinando se uma casa está em área de risco ou não, como também retirada de colméias”, explicou.

Tempo

Outro trabalho diário da equipe é o monitoramento dos boletins meteorológicos para checagem dos índices pluviométricos.

Caraguatatuba possui 16 pluviômetros espalhados em vários pontos da cidade e uma estação hidrológica no Rio Claro, que faz a leitura do nível do rio, que é um afluente do Rio Juqueriquerê, na região Sul. “São importantes instrumentos que nos ajudam muito no nosso trabalho diário”, complementa Medeiros.

Nos casos de desastres naturais, enchentes, alagamentos, escorregamentos de terras, ou qualquer outra situação de risco que exijam a atuação de profissionais, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, que está disponível 24 horas por dia.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba leva palestra sobre bullyng à alunos do CIEFI do Porto Novo
GCM de Caraguatatuba leva palestra sobre bullyng à alunos do CIEFI do Perequê Mirim

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quinta-feira (06) uma palestra aos alunos do Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil (CIEFI) Professora Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Perequê Mirim. Os temas abordados, sempre em pauta nas escolas, foram a prática de bullyng, cyberbullyng, empatia, respeito, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/06/2024
Prefeitura aplica 146 multas em operação contra descarte irregular de resíduos nesta semana
Prefeitura aplica 146 multas em operação contra descarte irregular de resíduos nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma megaoperação esta semana com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos na cidade. A ação resultou em 146 multas aplicadas. Os fiscais percorreram bairros da região central abordando casas, orientando moradores e entregando as multas em

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 07/06/2024
Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani”
Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani”

A exposição é fruto da pesquisa desenvolvida pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas para o ‘Projeto Origens’ O Grupo Ubuntu Caraguatatuba realiza a exposição “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani” no Espaço Hartãt Acervo Indígena. A abertura é na próxima sexta-feira (21), às 10h e fica em cartaz até  15 de setembro.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/06/2024
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2006 termina no dia 30 de junho
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2006 entra na última quinzena

O alistamento de jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 segue até o dia 30 de junho, pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br ou na Junta Militar mais próxima da residência.   Em

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/06/2024
Eleição para membros da sociedade civil no COMAS é amanhã
Eleição para membros da sociedade civil no COMAS é amanhã

A eleição para escolha dos membros da Sociedade Civil que comporão o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) para o biênio 2024/2026, em Caraguatatuba, será nesta quarta-feira (4). Os eleitores poderão comparecer à sede do COMAS, na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, das 9h às 16h, apresentando o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 04/06/2024