Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Publicado em: 25/05/2017
05_25 Balanço da Defesa Civil 1
Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Balanço divulgado pela Defesa Civil de Caraguatatuba aponta que de janeiro a maio deste ano foram atendidos mais de 200 casos de emergência.

As ocorrências se referem a escorregamento de terras, queda de árvores, destelhamentos em casas e prédios, inundações e até ataque de enxame de abelhas.

Os dois períodos mais críticos para a Defesa Civil foram em 15 de março, quando chuvas intensas provocaram escorregamentos de terra e inundações em diversas áreas e em 14 de maio, dia em que uma tempestade de vento destelhou inúmeras casas e derrubou dezenas de árvores.

Segundo Fabiane Franciele Maurício, membro da Defesa Civil há quatro anos, os pedidos são encaminhados por ordem de chegada e atendidos pelo critério de urgência.

“São cerca de 100 telefonemas por dia. Por isso, por telefone, procuramos obter informações que nos ajudem a discernir as ocorrências. Tirar as pessoas de situações de risco é sempre o nosso foco prioritário”, explicou.

Fabiana destaca que 90% dessas ligações não são emergenciais ou não estão relacionadas à Defesa Civil.

Ainda de acordo com ela, no caso de poda de árvores dentro de propriedades particulares, que não acarretam – Perigo de Risco Iminente (PQI) –  por exemplo, o munícipe deve abrir um processo na prefeitura, que passará por avaliação da Secretaria do Meio Ambiente. “Mas é o próprio morador quem vai fazer o trabalho caso obtenha a autorização”, ressaltou.

Remoção

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências

Defesa Civil de Caraguatatuba atende em cinco meses mais de 200 ocorrências (Fotos: Luis Gava/PMC)

Para o também membro da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, em momentos críticos, quando o risco de escorregamento sobre casas é iminente, a Defesa Civil retira os moradores e determina a demolição imediata do imóvel. “Nesses casos, trabalhamos em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Serviços Públicos”.

Segundo Medeiros, no cotidiano da Defesa Civil, nem tudo é emergência. “Diariamente chegam entre cinco e seis processos no setor. Os mais comuns dizem respeito a vistorias em árvores para poda, emissão de laudos determinando se uma casa está em área de risco ou não, como também retirada de colméias”, explicou.

Tempo

Outro trabalho diário da equipe é o monitoramento dos boletins meteorológicos para checagem dos índices pluviométricos.

Caraguatatuba possui 16 pluviômetros espalhados em vários pontos da cidade e uma estação hidrológica no Rio Claro, que faz a leitura do nível do rio, que é um afluente do Rio Juqueriquerê, na região Sul. “São importantes instrumentos que nos ajudam muito no nosso trabalho diário”, complementa Medeiros.

Nos casos de desastres naturais, enchentes, alagamentos, escorregamentos de terras, ou qualquer outra situação de risco que exijam a atuação de profissionais, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, que está disponível 24 horas por dia.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar.  Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/03/2025
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca

Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/04/2025
Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba

O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 02/04/2025
Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba
Pastoral da Criança visita Fundo Social de Caraguatatuba

Em uma sociedade na qual o cuidado com a infância é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa e solidária, toda iniciativa voltada à proteção e ao bem-estar das crianças merece ser destacada. É nesse contexto que ações integradas entre o poder público e instituições da sociedade civil

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/03/2025