Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul
Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul
A Prefeitura de Caraguatatuba está apresentando, o projeto do viveiro municipal “Pedro Gonçalves Leite”, ao programa Município Verde Azul (PMVA) , como instalação modelo de sustentabilidade.
O PMVA é um programa do governo do Estado de São Paulo que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
No próximo dia 19, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) apresentará um primeiro relatório ao PMVA, que comprova que o viveiro atende as 10 diretivas exigidas e que abrangem os seguintes temas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Já para os meses de agosto e novembro, está programado o envio de novos relatórios que deverão comprovar a eficácia das ações adotadas por Caraguatatuba. Em dezembro, após a avaliação dos documentos, a PMVA divulgará o “ranking ambiental dos municípios paulistas”. A participação das cidades no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).
O Viveiro
Inaugurado oficialmente em dezembro de 2011, o viveiro municipal fica no bairro do Tinga. O prédio possui uma série de critérios ambientais, tais como captação de água de chuva, aproveitamento de luz e ventilação com janelas amplas e claras, coleta seletiva de resíduos, uso de madeira de reflorestamento no pergolado, além de ser adaptado com questões de acessibilidade (banheiros, rampas e calçadas).
As atividades têm como objetivo, reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Elas são utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.
O viveiro também recebe resíduos de poda urbana triturados, utilizados na compostagem. Com a reforma recente, foram criados novos canteiros para as mudas, um espaço para cultivo de plantas medicinais, um centro de educação ambiental e um auditório para atender as escolas municipais, estaduais, universidades e população.
O local recebeu este nome, “Pedro Gonçalves Leite” em homenagem ao agricultor do bairro Rio Claro, que faleceu em 1996, deixando um legado de amor à terra, e que hoje, através de seus descendentes fornece alimentos de qualidade à nossa merenda escolar.
Os agendamentos de visitas escolares devem ser solicitados na secretaria de Educação, com Telma Guadagnini França: 3897-7100
Para as demais visitas, entrar em contato com a SMAAP e falar com Débora Blankenburg: 3897-2530. Os interessados poderão agendar a utilização das duas salas disponíveis no local.
O Viveiro fica na rua, Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2500, no bairro Tinga.
Veja Também Recentes
Chefe da equipe Magrelomotors avalia a temporada de Anna Luiza Pimpão na F4 Graduados
Denis Silva, chefe e preparador da equipe Magrelomotors está em atividade com pilotos de kart há 15 anos. Neste período ajudou a revelar vários talentos, mas para ele, Anna Luiza Pimpão é diferenciada. Responsável pelo desenvolvimento das habilidades da jovem, ele enfatiza o tamanho do potencial competitivo que ela ainda
Defesa Civil do Estado emite aviso de pancadas de chuva no Litoral Norte
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria pela costa da Região Sudeste entre sábado (14) e domingo (15). Há previsão é de fortes pancadas de chuva nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Além disso,
LOA de Caraguatatuba para 2025 é aprovada em segunda votação na Câmara
A Câmara Municipal aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba por maioria de votos (13×1) em segundo turno na sessão ordinária da última terça-feira (3/12). O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano em R$ 1.316.180.623,00. A proposta
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza obra de drenagem na região do Aruan
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as obras de drenagem na Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia), no bairro Aruan, onde foi instalada uma rede de águas pluviais. As intervenções foram executadas entre as ruas perpendiculares Alvarenga Peixoto e Tomás Antonio Gonzaga. Para a realização da obra, parte da
HRLN conquista mais alto nível de Acreditação com Excelência e se torna referência em saúde no estado de SP
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) recebeu, em dezembro de 2024, o selo de Acreditação com Excelência (nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com isso, o HRLN se consolida como o único hospital no Litoral Norte de São Paulo a conquistar a mais alta certificação de qualidade no âmbito