Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul
Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul
A Prefeitura de Caraguatatuba está apresentando, o projeto do viveiro municipal “Pedro Gonçalves Leite”, ao programa Município Verde Azul (PMVA) , como instalação modelo de sustentabilidade.
O PMVA é um programa do governo do Estado de São Paulo que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
No próximo dia 19, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) apresentará um primeiro relatório ao PMVA, que comprova que o viveiro atende as 10 diretivas exigidas e que abrangem os seguintes temas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Já para os meses de agosto e novembro, está programado o envio de novos relatórios que deverão comprovar a eficácia das ações adotadas por Caraguatatuba. Em dezembro, após a avaliação dos documentos, a PMVA divulgará o “ranking ambiental dos municípios paulistas”. A participação das cidades no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).
O Viveiro
Inaugurado oficialmente em dezembro de 2011, o viveiro municipal fica no bairro do Tinga. O prédio possui uma série de critérios ambientais, tais como captação de água de chuva, aproveitamento de luz e ventilação com janelas amplas e claras, coleta seletiva de resíduos, uso de madeira de reflorestamento no pergolado, além de ser adaptado com questões de acessibilidade (banheiros, rampas e calçadas).
As atividades têm como objetivo, reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Elas são utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.
O viveiro também recebe resíduos de poda urbana triturados, utilizados na compostagem. Com a reforma recente, foram criados novos canteiros para as mudas, um espaço para cultivo de plantas medicinais, um centro de educação ambiental e um auditório para atender as escolas municipais, estaduais, universidades e população.
O local recebeu este nome, “Pedro Gonçalves Leite” em homenagem ao agricultor do bairro Rio Claro, que faleceu em 1996, deixando um legado de amor à terra, e que hoje, através de seus descendentes fornece alimentos de qualidade à nossa merenda escolar.
Os agendamentos de visitas escolares devem ser solicitados na secretaria de Educação, com Telma Guadagnini França: 3897-7100
Para as demais visitas, entrar em contato com a SMAAP e falar com Débora Blankenburg: 3897-2530. Os interessados poderão agendar a utilização das duas salas disponíveis no local.
O Viveiro fica na rua, Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2500, no bairro Tinga.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação. A cerimônia de premiação ocorreu durante
Prefeitura executa obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes no Pegorelli
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, executa as obras de duplicação da Avenida José Geraldo Fernandes, no bairro do Pegorelli, Região Sul da cidade. As intervenções foram divididas em três trechos. Nos trechos já liberados e desapropriados, a empresa terceirizada executa os serviços, como da
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir