Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal
Caraguatatuba participa da Olimpíada Nacional em História do Brasil com alunos da rede municipal
Duas equipes formadas por estudantes da EMEF Luiz Ribeiro Muniz (Martim de Sá) e uma da EMEF Prof. Antônio Freitas Avelar (Estrela D’Alva), de Caraguatatuba, passaram para a terceira fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil.
A disputa tem o objetivo de proporcionar o estudo da História de uma forma inovadora por meio do debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e com professores.
Cada equipe é formada por três estudantes e um professor de História da escola. A competição tem cinco fases online, onde cada grupo responde às perguntas e tarefas na página oficial do evento, num prazo de seis dias.
A equipe Avelar, 9º ano, formada pelo trio Izadora Barros Bomeisel, Nicolas Antônio da Silva Cunha e Guilherme Athagami, orientada pelo professor Emerson Reis de Oliveira, estão empolgados com a experiência. “É um jeito novo de aprender história e bem interessante”, resumiu Nicolas.
A professora Valdirene Godoy da Silva, que coordena as equipes da unidade escolar do bairro Martim de Sá, Historical Power e It’s History afirmou que os educandos estão muito empenhados.
“Fazemos análise de documentos históricos, fotos e cada um tem visão diferente do mesmo documento, então, amplia muito o conhecimento para todos. Acredito que esse modo de estudo é muito mais eficaz sai do que o tradicional, com o livro didático”, avaliou.
A terceira fase termina no dia 28. A quarta será entre os dias 29 de maio e 3 de junho. A quinta, entre os dias 5 e 10 de junho. A divulgação do nome das equipes selecionadas para a fase final será no dia 15 de junho.
A final será presencial, no dia 19 de agosto, constituída por questões e desafios diversos, seguida pela premiação, que se realizará no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Departamento de História da Unicamp.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba divulga Calendário Oficial de 2025 e compensações de jornada de trabalho
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Calendário Oficial de 2025 (Calendário Municipal) na Edição 1.477 (pág. 63) do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20/12). Instituído pelo Decreto nº 2/2004, o calendário disciplina o horário de funcionamento das repartições públicas municipais e regulamenta a compensação de
Ciapi promove palestra sobre conscientização do câncer de próstata dentro da campanha Novembro Azul
Os frequentadores do Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi) assistiram à palestra “Homem também precisa se cuidar”, dentro das atividades da campanha mundial Novembro Azul, voltada à conscientização sobre o câncer de próstata. O evento foi conduzido pelo médico urologista, Paulo Sérgio Abreu, que
RFC é campeão do Futebol Máster 40 anos de Caraguatatuba
No último sábado (14), o RFC disputou contra o A.E Grêmio/Cirrose a final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos, vencendo a disputa por 2 a 0, levando o troféu para casa. O jogo se iniciou às 15h e o RFC mostrou que não veio para brincar, e com um
Prefeitura de Caraguatatuba encerra ciclo de palestras “Orientação Ético Disciplinar”
O Departamento Ético Disciplinar, da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou um ciclo de palestras sobre ética, disciplina e condutas vedadas no exercício da função entre os dias 23 de outubro e 27 de novembro, na Emei/Emef Professora Antônia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia; no Centro de
Fundacc apresenta programação especial de encerramento das Oficinas Culturais com o tema “Mar de Cordel”
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) deu início às atividades de encerramento e certificação das oficinas culturais de 2024 com uma programação especial que tem como tema central “Mar de Cordel”. São apresentações de dança, música, artes plásticas, literatura, libras, audiovisual, fotografia, artesanato e capoeira com diversas performances