Pesquisar No Site

Caminhada marca Dia de Luta Antimanicomial em Caraguá

DSC_4597
Caminhada marca Dia de Luta Antimanicomial em Caraguá

Na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito Aguilar Júnior participou da caminhada alusiva ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, em conjunto com profissionais e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro Jardim Primavera.

Atualmente, o Caps atende a 927 pacientes, entre 18 e 78 anos, com transtornos mentais diversos, que recebem tratamento diário ou semanal, de acordo com a intensidade da doença.

Equipe de terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e médicos se revezam no acompanhamento multidisciplinar dos pacientes. O tratamento envolve medicação, atividades físicas, alimentação balanceada e trabalhos manuais criativos.

Caminhada marca Dia de Luta Antimanicomial em Caraguá

Caminhada marca Dia de Luta Antimanicomial em Caraguá (Fotos: Luís Gava/PMC)

De acordo com a coordenadora de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, Cecília Oliveira Alves Piauí, o maior desafio em relação às psicopatologias diversas, continua sendo o preconceito. “Muitas vezes, a própria pessoa ou a família não admite o problema. Depois vem outra dificuldade que é a adesão e manutenção da parte medicamentosa. O importante é avançarmos no combate ao preconceito e em direção às práticas efetivas que diminuam o sofrimento das pessoas com transtornos psicossociais”, disse.

O prefeito Aguilar Júnior adiantou que está em tratativas com o Governo do Estado para liberação de verbas e abertura de licitação para a construção de uma unidade do CAPS e uma Unidade Básica de Saúde, no bairro Sumaré.

Inclusão – O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Ressalta que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e receber tratamento adequado.

Esse movimento teve início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS.

Naquele ano estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba confirma segunda morte por dengue
Caraguatatuba confirma segunda morte por dengue

Caraguatatuba confirmou nesta terça-feira (18), o segundo óbito por dengue. O paciente, de 51 anos, era morador do bairro Indaiá, mas trabalhava em Taubaté, onde residia durante a semana, ficando em Caraguatatuba, apenas aos finais de semana. Sua morte foi confirmada em 29 de março na Casa de Saúde Stella

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/06/2024
Caraguatatuba segue com vagas abertas para expositores e entidades filantrópicas na Feira de Artes e Artesanato
Caraguatatuba segue com vagas abertas para expositores e entidades filantrópicas na Feira de Artes e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba segue até 1º de julho com as inscrições para vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim de Sá). São disponibilizadas duas vagas para

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/06/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra sobre bullyng à alunos do CIEFI do Porto Novo
GCM de Caraguatatuba leva palestra sobre bullyng à alunos do CIEFI do Perequê Mirim

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quinta-feira (06) uma palestra aos alunos do Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil (CIEFI) Professora Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Perequê Mirim. Os temas abordados, sempre em pauta nas escolas, foram a prática de bullyng, cyberbullyng, empatia, respeito, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 07/06/2024
Por decisão da Paróquia, Festa de São Pedro Pescador não será realizada este ano
Por decisão da Paróquia, Festa de São Pedro Pescador não será realizada este ano

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo esclarece que por decisão da Paróquia Nossa Senhora da Visitação, este ano não haverá a Festa de São Pedro Pescador, no bairro Massaguaçu, que aconteceria de 28 a 30 de junho.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 24/06/2024
Caraguatatuba defende implantação de Banco de Sangue na cidade
Caraguatatuba defende implantação de Banco de Sangue na cidade

Caraguatatuba segue na luta para implantação do serviço de Hemonúcleo – Banco de Sangue no município, a fim de atender a demanda do Litoral Norte. Após ofício enviado ao Governo do Estado, o coordenador da Hemorrede de São Paulo, Dr. Carlos Alberto Macharelli, respondeu que a implantação de Hemocentro local

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/06/2024