Pesquisar No Site
Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba

Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem investido no fomento ao turismo, pois entende que a área é a maior fonte geradora de empregos na cidade.
Para se ter uma ideia, segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), que é ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, Caraguatatuba contratou somente este ano de 2017 (janeiro a março de 2017) 662 pessoas nos setores de comércios e serviços.
Em parceria com Conselho de Turismo e Associações, a Prefeitura de Caraguatatuba está discutindo o Plano Diretor de Turismo para definir ações e estratégias para a área e uma das vertentes é justamente o fomento aos comércios e serviços que lidam diretamente com o turista/veranista.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rodrigo Tavano, a estimativa é que hoje o turismo seja responsável por 70% da geração de emprego na cidade.
“É até difícil mensurar a cadeia de empregos diretos e indiretos. Um hotel emprega funcionários para seu funcionamento e precisa colocar serviços para atender seus clientes. Quando o movimento no hotel é grande, isso vai gerar mais compra em mercados e padarias. E se há maior movimento nestes comércios, naturalmente o empresário tem que contratar mais gente”, explica.
O prefeito Aguilar Junior, explica que o fomento nas áreas do turismo náutico e ecoturismo é uma das prioridades de sua gestão. Para isso, projetos já estão sendo elaborados, como por exemplo, a exploração náutica no Rio Juqueriquerê e o ecoturismo nas inúmeras trilhas.
Ainda segundo o prefeito, a ideia também é a construção de píer na cidade para atrair receptivos de navios transatlânticos, um nicho que hoje é explorado apenas pelas cidades de Ilhabela e Ubatuba.
Cursos
A geração de empregos está intimamente ligada a qualidade de prestação de serviços no comércio local e a atual administração tem feito tratativas também com o Sebrae e Senai para aumentar o número de cursos oferecidos aos trabalhadores, principalmente em relação ao atendimento e línguas (inglês e espanhol).
Foto Home: Gianni D’Angelo
Veja Também Recentes

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor