Pesquisar No Site
Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Professores e alunos, dos 6º ao 9º anos da rede pública municipal de Caraguatatuba, participaram de encontros sobre Educação Patrimonial. O enfoque foi a Fazenda dos Ingleses, um sítio arqueológico histórico, situado no município.
No dia 24, cerca de 80 professores das disciplinas de História, Geografia, Ciências e Artes participaram da palestra, na Secretaria de Educação. Nos dias 25 e 26, o evento foi voltado aos alunos da EMEF Profª. Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo e EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Tinga, unidades escolares que estão dentro da antiga área da fazenda.
Professores, alunos e as escolas receberam livretos com fotos e informações detalhadas sobre a fazenda dos Ingleses com fotos, textos, legendas e coordenadas.
As palestras foram proferidas pelas mestras em arqueologia, Elaine Cristina Carvalho da Silva e Maritza Dode.

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
A iniciativa faz parte do programa arqueológico do Consórcio Tamoios e JGP Consultoria, que engloba prospecções complementares, monitoramento arqueológico e Educação Patrimonial para a duplicação da rodovia dos Tamoios no trecho de serra, e teve o apoio da Secretaria de Educação.
História – A Fazenda dos Ingleses foi a principal fonte econômica de Caraguatatuba. Inaugurada em 1927, quando a cidade era apenas uma vila com aproximadamente três mil habitantes, produzia banana e grapefruit (uma espécie de laranja).
As frutas eram exportadas para a Inglaterra e saboreadas, inclusive, na mesa da realeza britânica. A produção era escoada pelo rio Juqueriquerê, no Porto Novo.
Sua decadência começou durante Segunda Guerra Mundial e encerrou suas atividades após a catástrofe de 1967, quando a chuva causou grandes estragos na cidade.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no