Pesquisar No Site
Mais de 30 mil pessoas acompanham Encenação da Paixão de Cristo em Caraguá

Mais de 30 mil pessoas acompanham Encenação da Paixão de Cristo em Caraguá
Uma Encenação da Paixão de Cristo para ficar na história de Caraguatatuba. Foi o que ocorreu na noite de sexta-feira (14), na Praça da Cultura, que reuniu mais de 20 mil pessoas. Outras 10 mil acompanharam tudo pelas redes sociais na primeira exibição ao vivo nos 10 anos da atração. Sobram elogios e comparações até mesmo com filmes e novelas devido à qualidade do espetáculo.

Mais de 30 mil pessoas acompanham Encenação da Paixão de Cristo em Caraguá (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
“Este foi o primeiro ano que consegui assistir pessoalmente e minha filha chorou de emoção com a cena da crucificação. Ela me dizia que não queria que papai do Céu morresse”, contou Rosinete Dionísio da Câmara Pires 34 anos, ADI, moradora no bairro Itaunas, em Caraguá.
Também pela primeira vez assistiu a dona de casa Silvia Helena Pinto, 42 anos, de Lorena, junto com a filha Eloá Bertolini Maruco, 9 anos. As duas saíram extasiadas da apresentação e com os olhos marejados. “Amei. Tava muito legal. Eu não sabia direito a história de Cristo e os detalhes ficaram incríveis, foi emocionante”, disse a pequena. Seu depoimento foi corroborado pela mãe que fez questão de dar os parabéns a todos os envolvidos. “Muito bonito, simplesmente maravilhoso”.
O casal paulistano Dilse Rocha Teixeira Martins, 62 anos e Pedro Cardoso Martins, 63 anos, conta que é a quarta vez que acompanha a encenação e a cada ano está melhor. “Amamos, viemos pela quarta vez aqui e adoro. É um trabalho bonito, com som maravilhoso e sempre recomendo e divulgo dentro do que posso”, disse a aposentada. “Ano que vem estaremos de volta”, completou seu marido.
Nova estrutura
Realizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e a Prefeitura de Caraguatatuba, este ano a encenação foi um marco

Pela primeira vez evento foi transmitido, ao vivo, pelas redes sociais, e mais de 10 mil se emocionaram (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
na história da cidade. O palco de Pilatos foi reconstruído e contou com iluminação especial. No total, foram quatro palcos móveis que juntos somaram 700 m² de estrutura, mais o palco de concreto da Praça da Cultura, e uma iluminação três vezes maior que a do ano anterior.
Números de impressionar aos olhos em relação à produção e transmissão. Foram 752 comentários, mais de 1 mil curtidas e 545 compartilhamentos. Neusa Santos fez questão de informar que estava assistindo diretamente de Porto Seguro (BA). Lucia Helena de Vaga disse que estava mais bonito que os filmes na TV. Douglas Conceição elogiou as estruturas de som e luz. “Este ano fantástico!”.
Quem também não conteve a emoção foi o prefeito Aguilar Junior que acompanhou tudo de perto. “Lindo ver a encenação daquilo que a gente crê, é a nossa fé traduzida em palavra e os atores exteriorizaram isso de forma emocionante. Todos estão de parabéns e ano que vem será ainda melhor, sempre surpreendendo”.
Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o momento é de agradecimento ao diretor do espetáculo, Heron Carillo e a todos os envolvidos. “Meu muito obrigada aos funcionários e voluntários porque sozinhos não somos ninguém e juntos mostramos que fazemos a diferença”.
Com sensação de dever cumprido, o diretor do espetáculo lembra que foi mais de um mês trabalhando 12, 14 horas por dias, “mas com muita felicidade para concluir esse grande desafio de ver as pessoas atuando, se empenhando, dando o melhor de si. E ainda temos de agradecer porque não choveu. Foi tudo muito bonito, maravilhoso”.
Jesus
Cenas como a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo sempre marcam quem assiste. Mas para ele, Mauro Morais, que interpreta Jesus há 10 anos em Caraguá, cada ano um sentimento é reforçado. “Este é um papel emblemático, comecei fazendo Cristo nos meus 18 anos de carreira, sendo 10 deles só em Caraguá. A cada interpretação, sempre acabamos revendo coisas novas, a nossa humanidade. Quem tiver oportunidade de fazer, faça. A gente se sente muito humilhado porque essa é uma minúscula parte do que Ele sofre por nós e serve pra gente rever nossas atitudes, até que ponto a gente se entrega na mão de Deus”.
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava