Pesquisar No Site
Aula de Empreendedorismo em Caraguatatuba desperta nas crianças possibilidades para o futuro
Aula de Empreendedorismo em Caraguatatuba desperta nas crianças possibilidades para o futuro
Por meio de jogos, brincadeiras, tarefas, exercícios e leituras, os alunos da rede municipal do 1º ao 5º anos são estimulados a descobrir novas oportunidades de negócios, a partir da própria realidade, dentro do Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”.
As aulas práticas possibilitam vivenciar e desenvolver habilidades empreendedoras para que, futuramente, eles estejam preparados para enfrentar o mercado profissional.
As oficinas são direcionadas de acordo com a faixa etária: 1º ano – “O mundo das Ervas Aromáticas”, 2º ano – “Temperos Naturais”, 3º ano – “Oficina de Brinquedos Ecológicos”, 4º ano – “Locadora de Produtos” e 5º ano – “Sabores e Cores”.
A professora Andrea Stapf Ribeiro, responsável pela disciplina na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, bairro Casa Branca, tem trabalhado com as crianças as características de um comportamento empreendedor; a consciência do potencial criativo para resolver situações; trabalho coletivo; planejamento entre outras propostas.
Em uma das aulas propôs aos estudantes fazer uma salada de frutas da época. Com isso trabalhou noções de higiene, alimentação saudável, ação em grupo e qualidade do produto.
A aluna Sthefany Souza Pinheiro, 8 anos, disse que entendeu o que é empreendedorismo pelo trabalho da mãe, que tem uma barraca de comida em um parque de diversões. “Lá vendemos tapioca, milho cozido e pizza. Ajudo a anotar os pedidos e entregá-los às pessoas depois de pronto”, contou.
“Para mim tem sido uma experiência desafiadora despertar o interesse e a autoestima dos alunos. O curso ministrado pelos consultores do Sebrae nos dá uma ótima base juntamente com o material fornecido. Aqui na escola também tenho total apoio da direção e assim vamos construindo o aprendizado e evolução dos alunos”, avaliou a professora Andrea.
Na EMEF Bernardo Ferreira Louzada, no Rio do Ouro, a professora de Empreendedorismo, Luanda Roma de Britto, também usa da criatividade para despertar a imaginação dos pequenos.
O desafio atual é mostrar como fazer brinquedos com materiais recicláveis, como rolinhos de papelão, barbante e tampinha de garrafa plástica. Os rolinhos foram pintados e se transformaram em vagões, barbantes em engates e as tampinhas em rodinhas e chaminé e algodão em fumaça.
“É a primeira vez que ministro esse tipo de aula e tem sido um desafio gratificante. Trabalho em sala os conceitos de organização, planejamento, sonhos, alfabetização, entre outros. É muito bom perceber que essa aula faz a diferença na vida dos alunos”, disse Luanda.
O Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” é uma parceria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e o Sebrae de São José dos Campos.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de zeladoria ao Jardim Santa Rosa
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando esta semana, serviços de zeladoria ao bairro Jardim Santa Rosa, região Norte da cidade. Uma das principais ações da Sesep na região é a colocação de material asfáltico nas ruas não pavimentadas, para fazer o nivelamento,
Chefe da equipe Magrelomotors avalia a temporada de Anna Luiza Pimpão na F4 Graduados
Denis Silva, chefe e preparador da equipe Magrelomotors está em atividade com pilotos de kart há 15 anos. Neste período ajudou a revelar vários talentos, mas para ele, Anna Luiza Pimpão é diferenciada. Responsável pelo desenvolvimento das habilidades da jovem, ele enfatiza o tamanho do potencial competitivo que ela ainda
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Agricultura para fortalecimento dos produtores de cerveja artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (17), a visita do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para tratar do registro de estabelecimentos de produtores de cerveja artesanal da cidade. O encontro ocorreu na Secretaria de Turismo e contou com a presença do auditor fiscal federal agropecuário, Fernando Guido Penariol;
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A
EC Cruz de Malta é campeão do Campeonato de Futebol Amador da 1º divisão
A final do Campeonato de Futebol Amador da 1ª divisão foi neste domingo (1), e com um placar surpreendente, o EC Cruz de Malta se tornou campeão desta edição, deixando seu adversário C.A Fortaleza com o título de vice-campeão. A partida começou às 11h da manhã, e o EC Cruz