Pesquisar No Site
Aula de Empreendedorismo em Caraguatatuba desperta nas crianças possibilidades para o futuro
Aula de Empreendedorismo em Caraguatatuba desperta nas crianças possibilidades para o futuro
Por meio de jogos, brincadeiras, tarefas, exercícios e leituras, os alunos da rede municipal do 1º ao 5º anos são estimulados a descobrir novas oportunidades de negócios, a partir da própria realidade, dentro do Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”.
As aulas práticas possibilitam vivenciar e desenvolver habilidades empreendedoras para que, futuramente, eles estejam preparados para enfrentar o mercado profissional.
As oficinas são direcionadas de acordo com a faixa etária: 1º ano – “O mundo das Ervas Aromáticas”, 2º ano – “Temperos Naturais”, 3º ano – “Oficina de Brinquedos Ecológicos”, 4º ano – “Locadora de Produtos” e 5º ano – “Sabores e Cores”.
A professora Andrea Stapf Ribeiro, responsável pela disciplina na EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, bairro Casa Branca, tem trabalhado com as crianças as características de um comportamento empreendedor; a consciência do potencial criativo para resolver situações; trabalho coletivo; planejamento entre outras propostas.
Em uma das aulas propôs aos estudantes fazer uma salada de frutas da época. Com isso trabalhou noções de higiene, alimentação saudável, ação em grupo e qualidade do produto.
A aluna Sthefany Souza Pinheiro, 8 anos, disse que entendeu o que é empreendedorismo pelo trabalho da mãe, que tem uma barraca de comida em um parque de diversões. “Lá vendemos tapioca, milho cozido e pizza. Ajudo a anotar os pedidos e entregá-los às pessoas depois de pronto”, contou.
“Para mim tem sido uma experiência desafiadora despertar o interesse e a autoestima dos alunos. O curso ministrado pelos consultores do Sebrae nos dá uma ótima base juntamente com o material fornecido. Aqui na escola também tenho total apoio da direção e assim vamos construindo o aprendizado e evolução dos alunos”, avaliou a professora Andrea.
Na EMEF Bernardo Ferreira Louzada, no Rio do Ouro, a professora de Empreendedorismo, Luanda Roma de Britto, também usa da criatividade para despertar a imaginação dos pequenos.
O desafio atual é mostrar como fazer brinquedos com materiais recicláveis, como rolinhos de papelão, barbante e tampinha de garrafa plástica. Os rolinhos foram pintados e se transformaram em vagões, barbantes em engates e as tampinhas em rodinhas e chaminé e algodão em fumaça.
“É a primeira vez que ministro esse tipo de aula e tem sido um desafio gratificante. Trabalho em sala os conceitos de organização, planejamento, sonhos, alfabetização, entre outros. É muito bom perceber que essa aula faz a diferença na vida dos alunos”, disse Luanda.
O Programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos” é uma parceria da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e o Sebrae de São José dos Campos.
Veja Também Recentes
Eduardo Stadium conquista o título do Campeonato Municipal de Futsal Série Prata em Caraguatatuba
O time Eduardo Stadium saiu vitorioso com um expressivo placar de 5 a 1 na final do Campeonato Municipal de Futsal Série Prata, realizado na última sexta-feira (1/11), na Quadra Morro do Algodão, contra o time Broca FC. Os gols dos campeões foram marcados por Renan Felipe (2), João Pedro,
Orçamento de 2025 vai para votação em dois turnos na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na última quarta-feira (13/11) e no dia 4 de novembro. Agora, o projeto que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano será discutido e
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,
Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de obter autorização para que veículos fretados como vans e ônibus entrem na cidade. A Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans de fretamento
Caraguatatuba recebe mais de 1,2 mil pessoas no 19º Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê
No último sábado (18), mais de 1,2 pessoas vieram à Caraguatatuba, entre atletas e público em geral, para o XIX Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê. Atletas de Caraguatatuba marcaram presença e mostraram habilidade, representando a Associação Kyokushinkaikan Karatê de Caraguá, sob a liderança dos Senseis Gualberto e Junior, além do