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CRAS: Saiba o que é e como funciona
CRAS: Saiba o que é e como funciona
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) é responsável por planejar e coordenar a Política de Assistência Social do município com o objetivo de garantir a proteção integral das famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada dos serviços socioassistenciais. É o equipamento que faz a mediação entre o munícipe e as demais Políticas Públicas. Hoje, Caraguatatuba conta com cinco unidades, que estão localizadas nos bairros: Porto Novo, Jardim Aruan, Olaria, Jetuba e Massaguaçú.
Nos CRAS são desenvolvidos o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) – um trabalho social, cujo objetivo é fortalecer e proteger os vínculos familiares e ainda contribuir para a melhoria da qualidade de vida; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com ações socioeducativas e oficinas esportivas, culturais, artísticas e recreativas e os programas Ação Jovem, Renda Cidadã e Bolsa Família.
O atendimento relizado nos CRAS é feito por uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, que contam com o apoio de agentes administrativos, recepcionistas, entrevistadores do Cadastro Único (Cadúnico) e auxiliares de serviços gerais.
Quem pode participar – Todo cidadão, residente em Caraguatatuba, que atenda aos critérios socioassistenciais. As famílias devem procurar o CRAS da sua região para receber orientações e atendimento.
Documentos necessários para o primeiro atendimento – Documentos pessoais de todos os membros da família (RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento dos menores de idade sem documento); Comprovantes de renda de todos os membros da família (carteira de trabalho, holerite, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de previdência); Comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone ou carnê de IPTU ou cartão da Unidade de Saúde).
Após cadastro, a equipe técnica do CRAS irá realizar o acompanhamento da família em suas necessidades, visando o desenvolvimento social e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Conheça o Cras de sua região:
Cras Sul
(Avenida José Herculano, 6900 – Porto Novo) – Telefone: 3885-2350
Cras Centro
(Rua União das Américas, 380 – Jardim Aruan) – Telefone: 3882-5236
Cras Olaria
(Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria) – Telefone: 3883-6305
Cras Jetuba
(Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba) – Telefone: 3889-3565
Cras Massaguaçú
(Rua José Gêronimo Soares, 400 – Massaguaçú) – Telefone: 3882-2668
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