Pesquisar No Site

Conselhos da Pessoa com Deficiência e do Idoso se reúnem na Sepedi

Conselhos da Pessoa com Deficiência e do Idoso se reúnem na Sepedi

Fotos: Luis Gava/PMC
Conselhos da Pessoa com Deficiência e do Idoso se reúnem na Sepedi
Os integrantes do Conselho da Pessoa com Deficiência (Condefi) e do Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) de Caraguatatuba se reuniram hoje (22/3), na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), para dialogarem sobre os aspectos legais, fundos públicos, orçamento, papel dos conselheiros, da Sepedi e políticas públicas voltadas a esses dois segmentos da sociedade.
Os presentes foram recebidos pela secretária da Sepedi, Giovana Pacelli Capucho, que deu boas vindas aos novos conselheiros empossados no CMDDI e ressaltou a importância de uma ação preventiva e reparadora no que diz respeito a atitudes que violem os direitos dos idosos.
“Todos nós vamos passar pelo processo de envelhecimento. Essa conscientização é fundamental para alcançarmos uma sociedade mais inclusiva”, ressaltou.
A presidente do CMDDI, Zally Pinto Queiroz Vasconcelos, disse que espera uma forte parceria com a Sepedi e a Prefeitura de Caraguatatuba, no sentido de promoverem conjuntamente articulações comunitárias com participação efetiva da pessoa idosa. “Precisamos promover sempre mais o empoderamento dos idosos”, afirmou.
Aos representantes do Condefi, Giovana Pacelli ressaltou a importância de divulgar a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) à população.
“Muitas pessoas não sabem como se dirigir ou abordar uma pessoa com deficiência. Precisamos disseminar a Lei de Inclusão a um maior número de pessoas. Assim facilitamos um relacionamento mais fácil, mais respeitoso, entre as pessoas. E também discutir políticas públicas prioritárias tanto para o idoso quanto para a pessoa com deficiência no município”, disse a secretária.
O conselheiro estadual do Condefi, Benedito da Silva, se colocou à disposição para passar sua experiência aos novos membros do Conselho.
Já Ellen Dias Braga, que faz parte da equipe do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep) concorda com Giovana Pacelli. “Gostaria que um dia as pessoas vissem pessoas como eu, com deficiência, com um olhar mais real. Somos trabalhadores ativos e capazes e com ensinamentos a transmitir. Queremos um olhar sem preconceito e com atitudes positivas e não negativas em relação aos PcDs”, ressaltou.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Batalha de rima, grafite e dança são atrações do Intervenção La Favela neste sábado
Batalha de rima, grafite e dança são atrações do Intervenção La Favela neste sábado

O coletivo La Favela Records realiza neste sábado (15/2), às 19h, na Praça Ton Ferreira e na pista de skate Pedro Henrique Amorim Cunha (Pedrinho Backflip), no Centro de Caraguatatuba, uma intervenção com poesia, pocket shows, grafite, dança e batalha de rima. Além dos artistas que representam a cultura urbana na região, o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/02/2025
Filme-Kasa-Branca_Projeto-Sambaqui-2-1
Videoteca Lúcio Braun exibe longa-metragem “Kasa Branca” no dia 21

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui, em parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), realiza no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a exibição do longa-metragem “Kasa Branca”. A entrada é gratuita. Com roteiro e direção de Luciano Vidigal, o filme é

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/02/2025
Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” retoma atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira
Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” retoma atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (24/2), o Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (Amasb), retoma suas atividades presenciais – de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. O espaço, localizado no Polo Cultural e Educacional “Profª Eloíza Andrade Antunes”, esteve temporariamente fechado nas últimas semanas para manutenção do sistema de ar-condicionado da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/02/2025
Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana
Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana

Os jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer movimentaram o fim de semana com sete partidas na Praia do Indaiá, ao lado da pista de bicicross em Caraguatatuba. Na última sexta-feira (31/1) o time do Projeto Integração venceu o VGFC/Donos da Bola com um placar de 4 a 1, pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/02/2025
Torneio de Futevôlei reúne 77 duplas na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba
Torneio de Futevôlei reúne 77 duplas na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba

O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu o Torneio de Futevôlei no último domingo (2/2), na Praia do Camaroeiro, no Centro. A competição contou com a participação de 77 duplas. Com a coordenação da Secretaria de Esportes e Recreação, o torneio contou com categorias para iniciantes, duplas mistas e open masculino.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/02/2025