Pesquisar No Site

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada. Porta de entrada da assistência social, oferta serviços, programas e projetos da Proteção Social Básica por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os usuários do serviço também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Atualmente no município contamos com cinco Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS), que atendem de forma descentralizada.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): Principal serviço ofertado pelo CRAS consiste em um trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): Ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, é realizado por meio do PAIF e PAEFI. Realiza atendimentos em grupo como atividades socioeducativas e oficinas artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a faixa etária dos usuários. Cria situações desafiadoras e estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Ação Jovem:  Programa de transferência de renda com objetivo de promover a inclusão social de jovens, com apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho.

Renda Cidadã: Programa Estadual de transferência de renda com objetivo de promover o desenvolvimento e a autonomia das famílias beneficiadas, por meio de ações complementares e concede apoio financeiro temporário direto à família, com vistas à autossustentação e a melhoria na qualidade de vida.

Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba (AMC): Grupo formado por adolescentes de 15 a 21 anos de idade, residentes em Caraguatatuba. O principal eixo do projeto é desenvolver o protagonismo juvenil, a fim de contribuir com a disseminação de informação ao público sob diversas temáticas. Os adolescentes se reúnem aos sábados no CRAS Centro, das 9h às 14h.

Benefício de Prestação Continuada (BPC): É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

Programa Vivaleite: Programa do Governo do Estado de São Paulo voltado ao atendimento de crianças de 06 meses a 05 anos e 11 meses de idade, pertencentes às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, ou cujo chefe de família encontra-se desempregado, ou cuja mãe seja arrimo de família. Cada criança recebe 15 litros de leite mês e cada família pode cadastrar no máximo duas crianças. O principal objetivo do programa é melhorar as condições de saúde, auxiliando na prevenção da anemia ferropriva e das hipovitaminoses A e D.


CONHEÇA OS EQUIPAMENTOS:

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“ROBERTO BARBOSA DE JESUS” – CRAS CENTRO

Bairros de referência: Benfica, Caputera, Centro, Estrela D’alva, Indaiá, Ipiranga, Jaraguazinho, Jardim Aruan, Jardim Forest, Jardim Francis, Jardim Gaivota, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Poiares, Ponte Seca, Prainha, Rio do Ouro, Sumaré e Tinga.
Endereço: Rua Antônio Valente, 80 – Jardim Jaqueira
Telefone: (12) 3886-2000
Email: crascentro.social@caraguatatuba.sp.gov.br

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Endereço: Avenida José Benedito de Faria, 488 – Ponte Seca
Telefone: (12) 3883-9796

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“JANAÍNA GUERRA BERNARDES DE ANDRADE” – CRAS BARRANCO ALTO

Bairros de referência: Barranco Alto, Fazenda Serramar, Golfinho, Jardim Britânia, Jardim Helena, Jardim Parnaso, Jardim Saveiro, Mar Azul, Morro do Algodão, Nova Caraguá II, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Praia das Palmeiras, Recanto do Sol, Rio Claro, Rio Marinas.
Endereço: Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto
Telefone: (12) 3887-1316
Email: crasbarrancoalto@gmail.com

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“MARIA LUIZA BOURABEBY” – CRAS SUL

Bairros de referência: Barranco Alto, Fazenda Serramar, Golfinho, Jaraguá, Jardim Britânia, Jardim do Sindicato, Jardim do Sol, Jardim Tarumã, Morro do Algodão, Pegorelli, Perequê Mirim, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Praia das Palmeiras, Rio Claro, Travessão e Vapapesca.
Endereço: Avenida Itallo Mazzucca, 963 – Perequê Mirim
Telefone: (12) 3885-2700
Email: crassul.pmc@gmail.com

  • Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (CIASC)
    Endereço: Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 2161 – Perequê Mirim
    Telefone: (12) 3888-3086
  • Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário do Pegorelli
    Endereço: Rua 03, nº 75 – Pegorelli
  • Núcleo de Atendimento Social – Centro Comunitário e Cultural José Agostinho de Souza “Paraíba” – Morro do Algodão
    Endereço: Rua São Miguel, 1.382 – Morro do Algodão
    Telefone: (12) 3888-3447
    Email: cintia.alves@caraguatatuba.sp.gov.br

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“GERALDO LUIZ DOS SANTOS” – CRAS NORTE

Bairros de referência: Cantagalo, Capricórnio, Casa Branca, Jardim Estella Maris, Jardim Terralão, Martin de Sá, Morro do Querosene, Olaria, Cidade Jardim e Serraria.
Endereço: Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria
Telefone: (12) 3883-6305
Email:  crasnorte.social@caraguatatuba.sp.gov.br

  • Núcleo de Atendimento Social – Casa Branca
    Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 779 – Casa Branca
    Telefone: (12) 3882-1215
  • Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Endereço: Rua Pedro de Oliveira Barbosa, 100 – Casa Branca
    Telefone: (12) 3883-4854

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“NADIR PEREIRA SOARES” – CRAS MASSAGUAÇU

Bairros de referência: Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III.
Endereço: Rua Itália Baffi Magni, 512
Telefone: (12) 3882-2668
Email:  cras.massaguacu@caraguatatuba.sp.gov.br

  • Centro Comunitário e Cultural “Calixto Leandro”
    Endereço: Avenida Geraldo Alves, 42 – Massaguaçu
    Telefone: (12) 3882-1909

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
“ANTONIA APARECIDA DECANINI –TONINHA– CRAS JETUBA

Bairros de referência: Jetuba, Alto do Jetuba, Jardim Santa Rosa e Morro do Chocolate.
Endereço: Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba
Telefone: (12) 3889-3565
Email: cras.jetuba@caraguatatuba.sp.gov.br