Pesquisar No Site

PAV

PAV
O Programa ONDAS DO BEM foi regulamentado pelo Decreto Municipal 290, de 3 de junho de 2015, que institui o serviço voluntário no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta de Caraguatatuba.
Criado em Agosto de 2015 pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o Posto de Atendimento ao Voluntariado – PAV ficará responsável pelo cadastramento dos voluntários, tendo por objetivo:
  • Criar um banco de dados com cadastro dos voluntários;
  • Integrar as pessoas que desejam ser voluntárias aos órgãos e instituições interessadas e cadastradas para recebê-los;
  • Identificar oportunidades criativas de participação solidária e estimular a realização de ações voluntárias que respondam a demanda e necessidades sociais;
  • Contribuir para que o trabalho ocorra com dignidade, solidariedade, transparência, compromisso, responsabilidade e ética;
  • Incentivar e fortalecer as ações por meio do trabalho voluntário.

Veja aqui o Decreto n° 290/2015 – Que dispõe sobre o serviço de voluntariado

Baixe Aqui o Termo de Adesão

Seja um agente transformador

Voluntário é o protagonista, o agente de transformação social, movido pela solidariedade e a cidadania, que possibilita abertura a novos aprendizados e experiências.
Alguns princípios que regem a prática do voluntariado:
  • Solidariedade – responsabilidade de todos os envolvidos na realização dos objetivos do voluntariado;
  • Participação – ação dos voluntários e das instituições envolvidas, nas áreas de interesse;
  • Cooperação – junção de esforços para atingir os objetivos;
  • Complementaridade – o voluntário compõe a equipe existente, porém não substitui a já existente;
  • Gratuidade – o voluntário não é remunerado pelo serviço prestado;
  • Responsabilidade – o voluntário é responsável em executar o trabalho que se comprometeu a realizar, tendo em vista, a expectativa criada pelas pessoas as quais a ação será destinada.
Direito e deveres de um Voluntário:
  • Otimizar o tempo de forma que possa atuar no dia e horário determinado, respeitando o calendário de atividades propostas;
  • Definir o trabalho que esteja de acordo com as suas experiências e conhecimentos;
  • Participar de capacitações e palestras oferecidas, para estar motivado e obter bons resultados;
  • Atentar e respeitar as normas e padrões éticos da instituição;
Como participar?
Faça seu cadastro online que entraremos em contato, caso haja alguma vaga compatível com seu perfil.
  • Apresente a documentação exigida;
  • Leia e preencha o termo de adesão;
  • Leia o Decreto Municipal nº 290 de 03 de junho de 2015.
Encontre as oportunidades mais perto de você adequadas ao seu perfil, área de interesse e disponibilidade!

POSTO DE ATENDIMENTO AO VOLUNTARIADO

RUA VERADOR ANTONIO CRUZ AROUCA, 121 – INDAIÁ – CARAGUATATUBA/SP

TELEFONE – (12) 3886-2030

EMAIL: pav@caraguatatuba.sp.gov.br

VAGAS

Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso – CIAPI

Endereço: Rua Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira 

Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso – CIAPI, divide-se em dois serviços específicos – “Centro Dia” e o “Centro de Convivência”, que funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h. (vagas após inicio das atividades)

Objetivo: Atender de modo interdisciplinar pessoas com deficiência e idosos, proporcionando aos frequentadores atividades de caráter social, educacional, cultural, de esporte, lazer e saúde. Promoverá a garantia de direitos, o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social. 

ENTIDADES CONVENIADAS:

Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACCC)

Endereço: Rua Irmã São Francisco, 190 – Caputera

Objetivo: Prestar atendimento às famílias cadastradas e domiciliadas em Caraguatatuba, em situação de vulnerabilidade social, que procuram a entidade em busca de orientações e serviços socioassistenciais, por espontaneidade ou encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do município. Oferta de serviços de Convivência, Fortalecimento de Vínculos com atividades continuadas, oficinas de panificação, informática, artesanato, arte e pintura, Crochê, Bordado, Pet Aplique e costura. Atividades como: palestras, grupos de orientação, Passeios e Eventos.

Programas de Execução: Ações continuadas, oficinas de: Padaria Artesanal, Fibra de bananeira, informática e Customização e costura.

Orientações aos usuários e familiares com palestras e orientação realizadas em parceira com profissionais da rede intersetorial. 

Casa da Criança de Caraguatatuba – Casa Beija- Flor

Endereço: Rua Irmã São Francisco, 851 – Caputera

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto – Céu Azul

Endereço: Rua Uirapuru, 511 – Gaivotas

Objetivo: Serviço em complementaridade aos membros das famílias em vulnerabilidade social do município de Caraguatatuba tem como foco a Proteção Básica e como público alvo, crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos e 11 meses, encaminhados pelos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social e procura espontânea.

Programa de Execução: Acolhida, atendimento particularizado ou em grupo. Socioeducativo com atividades continuadas; oficinas de violão, teclado, capoeira, artesanato, dança, pintura em tecido, biscuit; festas temáticas e passeios. Palestras com temas pertinentes a realidade da demanda.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto – Fortalecendo Vínculos 

Objetivo: Serviço em complementaridade aos membros das famílias em vulnerabilidade social do município de Caraguatatuba tem como foco a Proteção Básica e como público alvo, adultos, crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos e 11 meses e de 18 a 59 anos encaminhados pelos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social e procura espontânea.

Programa de Execução: Acolhida, atendimento particularizado ou em grupo. Socioeducativo com atividades continuadas; oficinas de violão, teclado, capoeira, artesanato, dança, pintura em tecido, biscuit; festas temáticas e passeios. Palestras com temas pertinentes a realidade da demanda.

Serviço de Média Complexidade – Projeto – Floquinhos de Afeto

Objetivo: Atender a demanda encaminhada ao CREAS pelo Conselho Tutelar em situação de negligência ou vínculo familiar fragilizado, para orientação, acompanhamento e intervenções, com foco na reestruturação do vinculo familiar.

Programa de Execução: Acolhida, atendimento à família, acompanhamento familiar, visita domiciliar. Grupos Socioeducativos, lazer, esporte e cultura.

APAMI – Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e à Infância no período Neonatal

Endereço: Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, 167 – Centro

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto – Fortalecendo Laços

Objetivo: Serviço em complementaridade aos membros das famílias em vulnerabilidade social do município de Caraguatatuba tem como foco a Proteção Básica e como público alvo, adultos, de 18 a 59 anos encaminhados pelos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social e procura espontânea.

Programa de Execução: Acolhida, atendimento particularizado ou em grupo. Socioeducativo com atividades continuadas; oficinas de Pintura em MDF, Bordado, Trabalho em feltro e pintura em tecido em geral. Festas temáticas e passeios, palestras com temas pertinentes a realidade da demanda. 

Centro de Recuperação Humana Renascer – Luz do Caminho

Endereço: Estrada da Porteira Preta, 1385 – Rio Claro

Objetivo: Acolher e dar proteção integral ao indivíduo, em serviço de acolhimento institucional, para pessoas em situação de rua ou munícipe em estado de uso abusivo de substâncias psicoativas, visando o restabelecimento de vínculos familiares e sociais.

Oficinas: Pintura, Decoupagem e Marcenaria 

Programa Casa Transitória –

Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo

Objetivo: Atender a população adulta de rua na modalidade Casa de Passagem (acolhimento provisório). Acolher e garantir proteção integral ao usuário, com a oferta de alimentação, assepsia e pernoite em ambiente sadio. Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência e ruptura de vínculos.  Realizar contato com a família de origem ou encaminhar a cidade de origem com oferta da passagem de ônibus.

Documentação Necessária

Artigo 6º – Decreto nº290 de 03/0615

  • Currículo e atestado negativo de antecedentes criminais, para verificação de sua idoneidade;
  • Cópia simples de sua carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço atual, para verificação de regularidade de sua documentação civil;
  • Atestado médico de saúde física e mental que comprove sua aptidão para o trabalho;

§ 2º Estando em ordem a documentação e havendo manifestação de interesse do órgão ou entidade na prestação do serviço voluntário pelo candidato, deverá ser celebrado, antes do início da execução destes, termo de adesão entre o município de Caraguatatuba ou sua Entidade da Administração Pública indireta e o prestador do serviço.

Gerar transformação social a partir do voluntariado promove a cidadania, estimula o desenvolvimento de uma sociedade participativa, pois, ao assumirmos um compromisso com a nossa realidade, nos tornamos responsáveis por ela.

Dê o primeiro passo!