Pesquisar No Site

Começa a Semana do Bebê e do Brincar

Publicado em: 14/05/2018
05_14 Semana Bebê Brincar (1)
Começa a Semana do Bebê e do Brincar

#PraCegoVer Pátio de uma escola. Sete mulheres estão sentadas com crianças à mesa. Elas brincam de desenhar, pintar e colar. (Foto: Claudia Moysés/PMC)

Várias atividades estão agendadas esta semana nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), para marcar a Semana do Bebê e do Brincar (14 a 18 de maio).

Esse evento ocorre desde 2015, no município, e no ano passado, por meio da Lei 2.330, de 25 de abril de 2017, foi instituída a Semana do Bebê e do Brincar dentro do calendário oficial do município, na terceira semana de maio.

Apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas), oficinas de massinha, pipa e pintura, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, uso de chupetas e mamadeiras, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, são algumas das atividades programadas no decorrer da semana com as crianças e familiares.

Hoje, segunda-feira (14/05), às 19 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá, haverá palestra com o tema – “Brincar e Cuidar na formação subjetiva da criança”, com a psicóloga e consultora do Instituto Avisa Lá, Maria Teresa Venceslau de Carvalho.

Ontem, domingo (13), no início da celebração da missa na Paróquia de Santo Antônio, às 18 horas, o padre Carlos Alberto da Silva, o padre Beto, apresentou o projeto Semana do Bebê e do Brincar juntamente com representantes do Comitê da Primeiríssima Infância de Caraguatatuba e da Pastoral da Criança e reforçou a importância dos cuidados na formação da criança para formar cidadãos de bem. Ao final, a articuladora do Comitê, Sílvia Fernandes da Silva, o prefeito Aguilar Junior e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar reforçaram o convite para que os pais participem das atividades durante a semana, nas escolas dos filhos.

A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação, Comitê da Primeiríssima Infância, Pastoral da Criança e Senac que, com ações articuladas, mobilizam a sociedade em geral sobre a importância de direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.

Histórico – A Semana do Bebê teve início há 14 anos no município de Canela (RS). Em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. E tem o objetivo de chamar a atenção para o direito das crianças (0 a 6 anos), à qualidade de vida e ao desenvolvimento, na agenda dos municípios brasileiros.

Já a Semana do Brincar foi criada, em 2009, pela Organização Não Governamental Aliança pela Infância com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças de se desenvolverem por meio de vivências e experiências durante as interações com as pessoas e com o meio.

De acordo com a Consultora de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Carolina Velho, os pais que brincam com filhos criam vínculos afetivos e laços de amor, além de desenvolver na criança todos os estímulos que estão envolvidos no brincar como a cooperação, amizade, linguagem, criação.

“É no brincar que a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, e a perceber as diferentes perspectivas de uma situação. Isso tudo é aprendizagem, que vai contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor”, afirmou Carolina.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/03/2025
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil

Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2025
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18

A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025
Caraguatatuba promove celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down
Caraguatatuba promove celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data foi escolhida para representar a trissomia do 21, ou seja, a triplicação do cromossomo 21 que causa a síndrome. A data é oficialmente observada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e tem

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/03/2025
Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 07/04/2025