Pesquisar No Site
Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba
Um dia inteiro para nadar na Prainha, em Caraguatatuba e conhecer o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) fez a diferença na vida dos 25 atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Taubaté.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Nem o mau tempo inibiu os pacientes, que aproveitaram a oportunidade para dar um mergulho na Prainha. Alguns nunca tinham visto o mar, como Diego G., que declarou estar realizando um sonho. Emocionado, Diego contou que sua família sempre vai à praia mas nunca o leva. “Por isso, vou aproveitar agora para dar mais um mergulho porque, daqui a pouco, a gente vai embora”.
O terapeuta educacional Marcelo Clemente de Paula explica que o passeio realizado hoje é um resgate social. “Esse grupo veio fazer o que a maiorias das pessoas do Vale do Paraíba faz com frequência, que é passear na praia. Trabalho com eles a organização das coisas, o cuidado com suas mochilas, a responsabilidade com todo o grupo”.
A educadora social Lucimara Marques e a assistente social Cintia Silva, ambas do Caps II, acreditam que a participação dos pacientes faz com que eles se empoderem. “Eles mesmos pagaram sua viagem, visto que todos têm algum tipo de benefício assistencial ou social. Eles receberam recibo, parcelaram o valor. Tudo decidido por eles, em uma assembleia”.
Cintia conta que foram abertas algumas vagas para os que não podiam pagar, “mas os que não pagaram desistiram do passeio. Isso mostra que o comprometimento com a proposta gera uma responsabilidade e isso se torna mais valioso”.
Depois do banho de mar, o grupo foi ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, para uma chuveirada. No período da tarde, os visitantes foram ao MACC, que está fazendo uma exposição em homenagem ao Dia do Radialista.
“Já estamos planejando outros passeios porque esse foi muito positivo”, diz Marcelo Clemente de Paula.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Para o secretário de Turismo, Cristian Bota, é uma alegria receber essas pessoas que vieram visitar Caraguatatuba “O Prefeito Aguilar Junior nos pediu muita atenção e todo apoio para que seja tudo tranquilo e muito bom”.
O Caps Taubaté
O Caps faz atendimento direcionado às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo). Além da assistência médica e medicamentosa, o CAPS II oferece a seus usuários diversos tipos de atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividade comunitária, atividade artística, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.
Veja Também Recentes

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2024
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza a Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2024 nesta sexta-feira (28/2), às 10h, durante audiência pública na Câmara Municipal. Na ocasião, os técnicos vão detalhar dados sobre os atendimentos realizados entre setembro e dezembro do ano passado, incluindo consultas, exames, cirurgias, tratamentos,

Rotary Club de Caraguatatuba beneficia Cooperativa de Reciclagem com novos equipamentos
O Rotary Club de Caraguatatuba realizou a entrega dos equipamentos do Projeto de Subsídio Distrital para a Cooperativa de Reciclagem Maranata no último domingo (23). A cerimônia reuniu membros do clube, representantes da cooperativa e autoridades locais. A ação fez parte das celebrações dos 61 anos de fundação do Rotary

Caraguatatuba oferece 181 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 181 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (10/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Educação para Relações Étnico-Raciais entra na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba
Caraguatatuba introduziu este ano no Ensino Fundamental 1 do 1º ao 5º ano, na grade curricular, a disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER). Essa disciplina destina-se a promover o conhecimento e o respeito às diferentes culturas dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros e africanos; entender e valorizar a importância do protagonismo

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas
Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na noite de terça-feira (18), os agentes da Guarda Civil Municipal avistaram um indivíduo que retirava algo do mato e movia-se em direção a uma aglomeração de pessoas. Ao notar a presença da viatura da Guarda Civil, o indivíduo tentou se desvencilhar